Entenda o que são consideradas áreas de risco, quais são as mais comuns em indústrias e os riscos de acidentes em caso de permanência nelas.
Na grande maioria dos segmentos industriais e até mesmo em centros logísticos, existem certos tipos de áreas que, por alguma razão, podem representar algum tipo de risco para colaboradores que permaneçam lá por muito tempo ou sem os devidos cuidados. Essas áreas são conhecidas como áreas de risco.
Os perigos que essas áreas de risco oferecem podem ser das mais diferentes naturezas: física, química, biológica, ergonômica, entre outras, por variam de acordo com a indústria.
Para manter a saúde, o bem-estar e a integridade físicas de colaboradores que trabalham acessando com frequência essas áreas de risco, algumas medidas precisam ser tomadas. Vamos entender melhor as principais características das áreas de risco.
Quais os principais riscos industriais que as áreas de risco podem oferecer?
Como vimos acima, existem alguns tipos mais comuns de riscos em áreas físicas, são eles:
Riscos físicos
São áreas que podem causar danos físicos nos colaboradores relacionados a altos ruídos, temperaturas baixas ou extremas, radiação, iluminação inadequada, etc.
Riscos químicos
Presentem em áreas de risco que submetem colaboradores a exposição a substâncias como gases tóxicos, solventes, ácidos, etc.
Riscos biológicos
Áreas de risco que favorecem a exposição a bactérias, vírus, fungos, etc.
Riscos ergonômicos
Até mesmo a disposição dos equipamentos e a possibilidade de posturas inadequadas que causam doenças osteo musculares podem representar uma área de risco.
Riscos de acidentes
Áreas de risco onde podem acontecer quedas, atropelamentos, esmagamentos, choques, explosões, incêndios, etc.
Em sua maioria das vezes, as indústrias químicas, as metalúrgicas, a indústria alimentícia, a construção civil e os centros logísticos estão entre os tipos de indústrias e ambientes que mais possuem áreas de risco. É importante que essas indústrias adotem medidas de proteção e prevenção que identifiquem e controles riscos desses tipos.
Identificando e controlando riscos em áreas de risco
Para proteger os colaboradores que acessam áreas de risco com frequência, algumas medidas podem ser tomadas.
- Realizar constantemente uma análise de riscos, uma avaliação detalhada dos potenciais perigos que uma área pode apresentar.
- Oferecer aos colaboradores EPIs em excelentes condições de uso e conscientizá-los sobre a importância de seu uso correto.
- Conscientização também é o caminho! Dialogar e debater os riscos em áreas de risco também ajuda a criar melhorias e esclarecer colaboradores sobre esse tema.
- Treinamentos, palestras e workshops também fazem parte dessa conscientização.
- Manter a sinalização das áreas de risco sempre muito visíveis.
- A manutenção preventiva de equipamentos também aumenta a segurança nessas áreas.
- Investir em equipamentos inovadores e em tecnologia da segurança do trabalho para que o aviso a colaboradores em áreas de risco seja mais eficaz e mais ágil.
A4 Solutions tem uma solução tecnológica que previne acidentes em áreas de risco
Com a solução Zone Map, é possível criar ambientes inteligentes, demarcando áreas seguras e áreas de risco. As TAGs individuais avisam os colaboradores quando eles estão em áreas de risco e passam tempo além do permitido nelas. Esses colaboradores são monitorados em tempo real e estão sujeitos a alertas automáticos de excesso de permanência, garantindo que não ultrapassem o tempo seguro de exposição ao ambiente.
Para conhecer mais sobre essa e outras funcionalidades do Zone Map, entre em contato com a A4 Solutions – a tecnologia trabalhando pela segurança do trabalho. Acesse www.a4solutions.com.br e saiba mais.